Os clássicos da literatura mundial são capazes de sobreviver à passagem indelével do tempo. Geralmente, considerados obras bem escritas, com estilo literário apurado e uso de linguagem rica e expressiva, os clássicos tratam de temas universais e são capazes de influenciar a cultura de seu tempo e de épocas posteriores.
A verdade é que a literatura é uma das formas de arte mais antigas e importantes da humanidade. Ao longo dos séculos, grandes autores produziram obras que se tornaram clássicos aclamados pela crítica e pelo público e que continuam a ser lidas e apreciadas até hoje.
Hoje, elencamos aqueles títulos que marcaram a história da literatura e que, independentemente do tempo, ainda resistem. Confira os clássicos que são essenciais à sua lista de leituras!
1. A Odisséia de Homero
Se você é amante da literatura grega, “A Odisséia”, de Homero é uma leitura obrigatória. O clássico é um poema épico grego que narra a jornada de volta do rei Ulisses à sua terra natal, Ítaca, após a Guerra de Tróia. O poema é dividido em 24 cantos e conta com mais de 12.000 versos.
A história começa com Ulisses e sua frota chegando à ilha de Ítaca, após dez anos de guerra. No entanto, eles são surpreendidos por uma tempestade enviada pelo deus Poseidon, que é inimigo de Ulisses. Assim, o navio de Ulisses é destruído e seus companheiros são mortos. Em vista disso, o herói grego consegue nadar até a costa de Ítaca, mas é capturado por uma ninfa chamada Calipso.
Ulisses passa então sete anos na ilha de Calipso, até que a deusa Atena, sua protetora, convence Zeus a libertá-lo. Uma vez livre, o grego constrói uma jangada e parte em direção à Ítaca. No caminho, ele enfrenta uma série de desafios, incluindo o ciclope Polifemo, os encantos da feiticeira Circe, o canto das sereias e as criaturas monstruosas Scylla e Charybdis.
2. A Divina Comédia de Dante Alighieri
“A Divina Comédia” é um poema épico italiano escrito por Dante Alighieri no século XIV. O poema é dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Desse modo, na primeira parte, Dante e Virgílio descem pelo centro da Terra, passando por nove círculos concêntricos, cada um destinado a um tipo diferente de pecador. Em solo infernal, Dante encontra figuras históricas e mitológicas, como Lúcifer, Caronte, Minos, Medusa e Plutão.
Já na segunda parte, Dante e Virgílio ascendem a montanha do Purgatório, onde as almas dos pecadores são purificadas de seus pecados. No Purgatório, Dante encontra figuras históricas e religiosas, como Beatriz, a amada de sua vida, e São Bernardo. Por fim, na última parte da obra, o protagonista chega ao Paraíso, onde as almas dos justos são recompensadas pela sua bondade. No Paraíso, Dante encontra figuras bíblicas, como Adão e Eva, e santos, como São Francisco de Assis.
“A Divina Comédia” é um dos clássicos da literatura mundial, sendo um texto fundador da língua italiana e uma influência fundamental para a literatura do ocidente. Com certeza um livro para ler antes de morrer!
3. Romeu e Julieta de William Shakespeare
Não há quem tenha falado melhor sobre amor do que Shakespeare. Por isso, ele não poderia ficar de fora da nossa lista. “Romeu e Julieta” é uma tragédia clássica sobre o amor proibido entre dois jovens de famílias rivais. A história se passa na cidade italiana de Verona, no século XVI.
Desse modo, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto são dois jovens que se conhecem em um baile de máscaras e se apaixonam perdidamente. No entanto, suas famílias, os Montecchio e os Capuleto, são rivais históricas e não permitiriam que os dois se casassem.
Sendo assim, o amor proibido dos jovens amantes desencadeia uma série de eventos trágicos, envolvendo enganos, duelos e morte. É por essas sendas que podemos dizer que Shakespeare tece uma trama emocionante, repleta de poesia e diálogos marcantes, explorando as consequências devastadoras do ódio irracional.
4. Dom Quixote de Miguel de Cervantes
“Dom Quixote” é um romance escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes Saavedra publicado em duas partes, em 1605 e 1615, respectivamente. É considerado uma das obras mais importantes da literatura universal, e é frequentemente citado como o primeiro romance moderno.
A obra narra a história de Alonso Quijano, um fidalgo da Mancha que, por ler muitos romances de cavalaria, perde a razão e se convence de que é um cavaleiro andante. O fidalgo então muda seu nome para Dom Quixote de la Mancha e, acompanhado de seu escudeiro Sancho Pança, sai em busca de aventuras.
Dom Quixote é um homem idealista e sonhador, mas também é um tanto ingênuo e crédulo. Ele confunde a realidade com a ficção e vê o mundo através dos olhos dos romances de cavalaria. Isso o leva a cometer uma série de erros e a se envolver em uma série de aventuras cômicas, como por exemplo, tomar os moinhos de vento por gigantes e ciclopes.
Sancho Pança, por outro lado, é um homem realista e pragmático, que tenta ajudar seu amo, mas também se diverte com suas loucuras. Sancho é um personagem complexo, que é ao mesmo tempo fiel, leal e oportunista.
Vale dizer que a obra “Dom Quixote” é uma crítica à sociedade espanhola do século XVI. Isso porque satiriza a cavalaria medieval, a idealização da vida nobre e a hipocrisia da sociedade quinhentista.
5. O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry
Se é verdade que nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos, “O Pequeno Príncipe” é responsável por cativar uma legião de fãs no mundo todo. A obra é um romance filosófico e infantil escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, e é considerado clássico da literatura mundial.
A história narra a jornada de um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara. Lá, ele conhece um pequeno príncipe que vem de um pequeno asteroide chamado B-612. Assim, o garoto conta ao piloto suas aventuras em outros planetas, onde conhece personagens estranhos e curiosos, como um rei, um vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um acendedor de lampiões e uma raposa.
Ao longo da narrativa, o principezinho ensina ao piloto o verdadeiro significado da vida, da amizade, do amor e da importância de enxergar o mundo com os olhos do coração. Certamente, um clássico para rir e chorar enquanto o coração é aquecido.
É isso! Esses são os 5 clássicos da literatura mundial. Se curtiu o texto, aproveite a visita para conhecer a nossa lista dos 6 clássicos da literatura russa. Até mais!